A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol E.P) e petrolífera italiana ENI assinaram, em Itália, um acordo estratégico de cooperação futura em projectos no sector do gás.
Pela Sonangol rubricou o acordo o seu presidente do Conselho de Administração, Francisco de Lemos Maria, enquanto pela petrolífera italiana assinou o seu presidente da comissão executiva (CEO), Cláudio Descalzi.
Segundo uma nota de imprensa da petrolífera angolana chegada à Angop, o acordo consagra a criação de uma equipa conjunta entre a Sonangol e a ENI, destinada a avaliar o potencial do gás presente na bacia sedimentar do Baixo Congo, uma área altamente promissora em termos de produção de hidrocarbonetos na costa de Angola.
O escopo do estudo é analisar as diferentes opções de valorização de gás, priorizando a sua utilização no mercado interno, onde o produto terá um papel crucial para a sustentação e desenvolvimento económico.
A equipa conjunta da Sonangol e ENI partilhará igualmente conhecimentos relativos ao desenvolvimento de recursos de gás, com base na experiência da companhia Italiana em diferentes pontos do mundo.
Além dos aspectos focados, as empresas firmam igualmente comprometimento em efectuar projectos de desenvolvimento de negócio em outras áreas (intermédia e terciária) da cadeia de exploração de petróleo e gás em Angola.
O acordo ora firmado representa mais um importante marco na relação de longa data entre as duas companhias.
0 Comentário