A Médica Especialista em Medicina de Trabalho, Gestora Hospitalar e Directora Clínica da Multi Clinic Saúde e Bem-estar, Sweine Coelho, abordou nesta segunda-feira (11), sobre as causas e sintomas e formas de tratamentos do cancro da próstata, considerado o tumor maligno mais frequente no mundo.
Quanto aos sintomas, a especialista apontou a dificuldade de urinar, dor, ardor e sangue na urina como os mais frequentes que podem ser observados num homem com cancro da próstata. Adiantou ainda que a cirurgia robótica é neste momento considerada a mais eficaz nas opções de tratamento.
“As opções de tratamento variam consoante o tipo de paciente e evolução da doença nós temos diversas formas de tratamento que podemos aplicar entre eles o primeiro de todos é o tratamento hormonal, que já é possível ser feito em Angola. Também temos a radioterapia e por último a cirurgia robótica que neste momento é o tratamento mais eficaz para tratar o cancro da próstata”, disse.
A médica esclareceu ainda a relação entre a prática sexual e o cancro da próstata, e na ocasião alertou que a actividade física e os cuidados alimentares são essenciais para evitar a doença.
“É importante, nós percebermos que a actividade sexual faz com que os homens ejaculem e liberem as toxinas que possam fazer mal aos espermatozóides, se um homem tiver em média 20 ejaculações por mês, acredita-se que 20% do risco de desenvolver o cancro da próstata é menor que aqueles que só ejaculam 5 vezes por mês. E algumas investigações científicas vão muito a favor desta questão, mas é sempre bom relembrarmos que a alimentação saudável, a prática de exercícios físicos para além de outras questões que são muito importantes que influenciam muito para o surgimento ou não do cancro da próstata”, enfatizou.
Sweine referiu ainda, que quando um homem identifica na família pessoas com histórico de cancro da próstata, deve ter a preocupação de começar a fazer rastreios a partir dos 40 a 45 anos, para evitar o risco de contrair a doença.
“A idade mais propensa para contrair o cancro da próstata é a partir dos 50 a 60 anos para cima, mas é importante referirmos que existem vários factores de risco que podem fazer com que o homem esteja mais propenso, por exemplo, só pelo facto de ser negro, já tem mais probabilidade de ter o cancro da próstata, por outro lado, estar exposto a grandes quantidades de testosterona torna o homem propenso a ter o cancro da próstata, sejam aqueles que têm históricos familiares, um tio, um irmão ou um pai que tenha um cancro da próstata já está predisposto a contrair”, frisou.
Ressaltou ainda que, uma forma de se prevenir é ter uma dieta regrada baseada sobre tudo em frutas, vegetais e carnes brancas, incluir exercícios físicos e optar por caminhadas pelo menos uma ver por semana, em 30 minutos e mais importante ainda, realizar consultas de rotina como a urologia onde poderá fazer o rastreio do cancro da próstata.
“O estilo de vida que vai adoptar no seu dia-a-dia sobre tudo a alimentação, é importante ter em atenção que um homem que durante toda a sua vida consome grandes quantidades de gorduras saturaras, grandes quantidades de proteína animal sobre tudo a carne vermelha está mais predisposto a desenvolver o cancro da próstata”, ressalvou.
0 Comentário