A actriz que nasceu no México, foi criada no Quénia e viveu duas décadas nos Estados Unidos, falou sobre as alterações do seu sotaque. Lupita Nyong’o diz estar a abraçar a sua identidade e revelou que sempre teve uma “relação complicada com a forma” como fala.
No primeiro episódio do seu novo podcast, ‘Mind Your Own’, Lupita lembrou-se da época em que estudou na Yale School of Drama.
“Fiz um pacto comigo mesma de que ia aprender a soar norte-americana, de forma a garantir uma carreira na representação. Isto porque, obviamente, não conhecia muitas pessoas nos filmes e na televisão com sotaque queniano. Não havia mercado para isso”, disse.
A atriz conta que teve múltiplas aulas de voz e, um dia, uma directora de casting ficou surpreendia por saber a sua origem.
“‘Meu Deus, não tens sotaque’, disse ela. E eu fiquei, por um lado, tão eufórica e, por outro, tão destruída”, revelou.
Em 2014, antes de começar a tournée de imprensa da promoção do filme ’12 Anos Escravo’, Nyong’o ligou à sua agente e avisou-a: “Decidi que, a partir de amanhã, vou regressar ao meu sotaque original. Quero enviar a mensagem de que ser africana é suficiente”, relembrou no podcast, afirmando que nunca a tinham ouvido falar com sotaque do Quénia.
‘Mind Your Own’ é “sobre histórias pessoais, íntimas, individuais e peculiares que dão protagonismo a quem nós somos enquanto africanos hoje em dia”, revelou a actriz.
0 Comentário