Esperança média de vida em Angola poderá crescer para 63 anos até 2027, segundo o MINSA


O Ministério da Saúde (MINSA) prevê, até 2027, reduzir a taxa de mortalidade infantil em menores de cinco anos, de 69 para 51 em cada mil crianças, afirmou nesta terça-feira, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Foto: Correio da Kianda

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, apontou, como metas da Política Nacional de Saúde 2023/2027, a redução da taxa de mortalidade de menores de um ano, de 47 para 37 em cada mil nados vivos. O MINSA, prevê, ainda, trabalhar para a redução da taxa de mortalidade materna de 199 para 165 em cada 100 mil nascimentos, reduzir a taxa de fecundidade de 5,4 para 4,6 e aumentar a esperança média de vida de 62 para 63 anos.

De acordo com o secretário de Estado, o Programa de Expansão e Melhoria do Sistema Nacional de Saúde tem como objectivos, expandir o acesso ao serviço de saúde e medicamentos de qualidade, assim como reduzir a taxa de mortalidade de crianças menores de cinco anos.

Outro objectivo, contou, é acelerar a redução da mortalidade materna e de crianças menores de cinco anos, assim como melhorar o desenvolvimento infantil, a nutrição e a saúde de adolescentes.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *