O uso de dispositivos móveis em Angola tem aumentado cada vez mais, entretanto o acesso à internet ainda é um assunto discutível, uma vez que não cobre todo o país, o que torna a internet móvel mais cara e isso pode impedir que os seus utilizadores permaneçam sempre ligados.
Apesar de a Internet ser vista como um indicativo positivo de inclusão digital e de desenvolvimento económico, uma vez que facilita e agiliza o acesso à informação, educação, serviços financeiros e oportunidades de negócios, vários utilizadores ainda sentem o peso no bolso quando o assunto é manter-se conectado.
Neste artigo, o AngoRussia reuniu algumas dicas que podem ajudar-lhe a poupar dados móveis sempre que estiver distante de uma rede Wi-Fi, que normalmente oferece mais comodidade durante a navegação:
1. Opte por desactivar as actualizações, sincronizações e downloads automáticos, pois podem ser a maior fonte de gastos de saldo de dados;
2. Instale as versões mais leves das aplicações, conhecidas como ‘lite’ e poupe até cerca de 70% dos dados que consome;
3. Utilize o modo de economia de dados e poupe entre 10% a 30% com este recurso;
4. Não deixe os dados móveis activos quando não os estiver a utilizar para poupar em torno de 2 megabyte (MB) por dia;
5. Opte por enviar mensagens de texto e poupe até cerca de 3 MB por cada 10 minutos de mensagens via dados móveis.
De acordo a empresa de tecnologia ‘Selectra’, normalmente as aplicações de streaming são as que mais gastam dados, a saber, a Netflix e a Amazon Prime poderão gastar 3 gigabytes (GB) por hora em qualidade HD e o Spotify 700 MB em qualidade alta. Já nas redes sociais, o Instagram poderá consumir cerca de 100 MB por 10 minutos de navegação, enquanto que o Facebook e o TikTok apenas 50 MB pelo mesmo período de uso.
0 Comentário