O surto da doença, identificado em Janeiro pelo Instituto Nacional de Saúde Pública, parece estar a aumentar de intensidade nas últimas semanas, causando 15 mortes até o principio do mês corrente (Junho), segundo o Semanário Agora.
O aumento da doença que até já é tema de um hit de kuduro tem preocupado as autoridades de saúde na cidade de Luanda. Somados aos casos de paludismo, infecções, catolotolo tem contribuído para aumentar ainda mais o volume de pacientes nos hospitais. Tem como principais vectores da doença as fortes chuvas que se abateram sobre Luanda e as más condições de higiene.
Ainda segundo o Semanário Agora, só o Hospital Municipal de Viana está a receber mais de cem crianças por dia.
A chikungunya (catolotolo) é uma doença causada por um virus (CHIKV) transmitido por artrópodes, do género Alphavirus, transmitida aos seres humanos por mosquitos aedes portadores do vírus. A doença tem atingido, especialmente, recém-nascidos, idosos, gestantes e pessoas com doenças crónicas como hipertensão, diabetes ou doenças cardíacas. Estes têm como sintomas febres, dores de cabeça, das articulações, dos músculos e aquecimento nos membros inferiores levando em alguns casos ao estado de coma.
0 Comentário