A equipa deve ser prioridade de um chefe. Motivar e apoiar devem ser as principais intenções deste, para que a mesma obtenha sucesso. Porém, mesmo um excelente chefe, pode cometer alguns erros com seus funcionários. Em todos os casos, mais do que boas intenções, é preciso ter cuidado com o que é falado, para não causar atrito entre os seus colaboradores.
Entendidos na matéria de gestão, destacam que a boa relação entre chefe e chefiados é fundamental para o sucesso de empresas, pois uma equipa em harmonia trabalha melhor e, por consequência, tem um melhor índice de produtividade.
Confira a seguir uma lista do que nunca deve ser dito aos funcionários pelo chefe:
- Nunca diga a um funcionário ou a um grupo quando um membro da equipa está com problemas no trabalho
Isso é muito comum: um funcionário está com problemas no trabalho e o chefe pede a outro funcionário para ajudá-lo. Isso é desconfortável para todas as partes, pois o funcionário com problema precisa de mais treinamento ou orientações, por exemplo. Com certeza, o indivíduo não precisa de que a equipa toda saiba sobre o seu problema em desempenhar as suas funções.
- Nunca diga o salário
Nunca diga a um funcionário quanto o outro ganha. Além de desestabilizar a equipa, pode gerar uma disputa não sadia, jogando um contra o outro.
- Nunca diga que está atrás de outro emprego
Vimos acima que é preciso motivar e apoiar a equipa. Mas, que tipo de motivação o seu team terá se souber que está a procura de outro emprego, isto é, não está satisfeito com a empresa?
- Nunca revele simpatias e antipatias
É facto que em todo ambiente empresarial há alguns conflitos. Porém, como chefe, não deve dizer aos funcionários quem você gosta e quem não gosta.
- Nunca revele as suas aspirações políticas na empresa
Constantemente está-se em busca de aperfeiçoamento e, consequentemente, cargos mais altos e salários melhores. Porém, isso não deve ser revelado à sua equipa.
- Nunca revele descontentamento com o grupo
Como líder, caso não esteja satisfeito com a sua equipa, é preciso olhar para o próprio umbigo e tentar perceber onde você também está errando. A equipa é reflexo do seu comando.
- Nunca critique a empresa
Caso tenha recebido críticas mais duras ou tenha sido “maltratado” pela empresa, isso deve ficar guardado para você. Ser um chefe também pressupõe “suportar” essa carga sozinho.
- “Eu não quero ouvir as suas reclamações”
Como chefe, a pessoa tem de procurar manter o feedback com os profissionais constantemente, mesmo que eles tenham somente comentários negativos para fazer. Um líder deve ouvir com a mente aberta e considerar as questões levantadas por seus subordinados.
- “Você está fazendo um péssimo trabalho”
Os gestores precisam comunicar claramente as suas expectativas. Eles devem dar aos profissionais recursos, orçamentos, prazos, formação e apoio que precisam para fazer o trabalho. Também têm de pedir aos subordinados que repitam as instruções recebidas para garantir que estes entenderam perfeitamente o que está sendo pedido. Muitas vezes, o erro está na comunicação que não é muito clara.
0 Comentário