Há diversas profissões que envolvem actividades consideradas de risco e, por isso, merecem cuidados especiais. Os profissionais que se destinam a estas funções estão constantemente expostos a perigos e as suas vidas tornam-se imprevisíveis, já que, quando saem de casa, não sabem o que pode ocorrer durante um dia normal de trabalho.
É difícil enumerar todas as profissões de risco, pois nem mesmo a Organização Mundial do Trabalho possui um ranking com as profissões mais perigosas do mundo. No entanto, neste artigo o AngoRussia pretende enunciar algumas e saber do público qual considera a mais perigosa do mundo.
1. Profissão de Vigilante (Segurança)
Apesar de estar devidamente capacitado e autorizado a desempenhar funções de protecção privada para pessoas, instituições, áreas, estabelecimentos e bens, o segurança é um profissional que está sujeito a vários riscos, seja na calada da noite ou durante o dia. Muitos deles, na realidade angolana, têm um rendimento salarial muito baixo, mas não deixam de salvaguardar, patrimónios, garantindo a ordem e a tranquilidade do local onde actuam.
2. Electricistas
Além de lidarem com altas cargas eléctricas, os electricistas também fazem parte do grupo que, por vezes, precisa trabalhar em grandes alturas (nos postes de electricidade, por exemplo) o que acarreta riscos acrescidos.
3. Pedreiros
Assim como o electricistas, o pedreiro está sujeito a encarar grandes alturas, e na realidade angolana, nem sempre poderá contar com os equipamentos de segurança ou formação necessária.
4. Agente da Polícia
Apesar de todos as provas a que os candidatos às forças de segurança são submetidos antes de fazerem carreira, incluindo testes psicotécnicos, os agentes da polícia são profissionais que estão diariamente expostos a uma série de ameaças e condições geradoras de stress.
5. Profissionais de saúde
Os profissionais de saúde estão expostos a diversos riscos ao longo da carreira, especialmente, a riscos de saúde na linha de trabalho. Nas profissões ligadas à saúde existem elevados graus de stress, devido às repercussões dos erros e do contacto com doentes/familiares transtornados, levando também a uma possível deterioração da saúde mental e física destes profissionais.
6. Colectores de lixo
Os colectores de lixo estão expostos a diversos riscos, em grande medida por ser uma profissão habitualmente desempenhada durante o período nocturno. Entre os principais riscos, estão os acidentes de trabalho e potenciais contaminações em virtude do contacto com o resíduo.
7. Pilotos de avião
Embora o transporte aéreo seja uma das formas mais seguras de deslocar-se, estes profissionais estão expostos a diversos imprevistos que podem ocorrer durante um voo, como a falta de combustível ou problemas na decolagem, ou aterragem.
8. Astronautas
Apesar de não ser uma profissão comum, envolve um grande risco. A exposição à radiação e o isolamento que pode levar à depressão, por exemplo, são dois dos principais riscos.
9. Frentistas
Estes profissionais ficam expostos, diariamente, ao benzeno, (substância cancerígena), devido aos vapores libertados por combustíveis. Há, ainda, o risco de incêndios, além de problemas de ressecamento e queimaduras que o contacto do combustível com a pele pode acarretar.
10. Jornalistas
O jornalismo, apesar de não parecer, é uma profissão de risco, sobretudo em determinadas zonas do globo. Conforme a área que estes profissionais escolhem seguir, poderão estar exposto a riscos relacionados com a sua saúde física e mental.
0 Comentário