A empresa ‘Universal Music Group (UMG)’, uma das maiores editoras discográficas do mundo, disse que vai retirar esta quarta-feira, 31 de Janeiro, as suas composições da rede social TikTok, devido a desacordos sobre um novo contrato com a firma chinesa.
A instituição anunciou em comunicado citado pela CNN Portugal, estar pronto a retirar o acesso às canções dos seus artistas, incluindo estrelas como Taylor Swift, The Weeknd, Bad Bunny e Rosalia, da plataforma à meia-noite de hoje, altura em que expira o actual contrato com a TikTok.
A Universal acusou a empresa tecnológica chinesa, sediada em Xangai, de utilizar táticas de intimidação para a forçar a aceitar um contrato “menos justo e menos valioso” do que o actual, a terminar esta quarta-feira. No documento, a UMG explicou que a TikTok propôs, nas negociações do novo contrato, pagar aos artistas muito menos por reproduções e utilização das canções do que as outras plataformas de redes sociais oferecem.
Ao mesmo tempo, a UMG afirmou que a rede social recusou-se a tomar medidas suficientes para proteger os artistas “da proliferação” de conteúdos gerados por inteligência artificial e da violação de direitos de autor.
0 Comentário