A perda de um familiar, amigo ou pessoa próxima é uma situação que acontece na vida de qualquer pessoa e é acompanhado de muitas emoções e sentimentos. Recentemente, a apresentadora Edusa Chindecasse, manifestou a sua dor após perder um ente querido e aproveitou a ocasião, para deixar alguns conselhos úteis que podem ser cruciais para a vida quotidiana.
A apresentadora partilhou várias memórias dos bons momentos que viveu ao lado do seu familiar e ressaltou a importância de valorizar cada instante após reconhecer a brevidade da vida.
“Se calhar nós nunca sabemos quando será o último encontro, o último abraço, a última conversa, o último brinde, o último pôr-do-sol, a última dança para capricharmos mesmo nesses tantos encontros imperfeitos e inesperados… porque existem despedidas que despedaçam. Estamos despedaçados, não estávamos prontos para isso. Somos instantes e num instante não somos nada. Capriche nos momentos com as pessoas da tua vida, cuide das tuas palavras, ame agora, abrace agora, fale agora, perdoe agora… porque num piscar de olhos somos apenas saudades”, escreveu Edusa, no seu perfil do Instagram.
Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, o luto é uma resposta emocional normal de sofrimento, que acontece após a perda de uma conexão afectiva muito forte, seja com uma pessoa, animal, objecto ou com um bem imaterial, como o emprego, por exemplo. Esta resposta perante a perda varia bastante de pessoa para pessoa, por isso, não existe um período específico para determinar o quanto deve durar o luto de cada pessoa.
0 Comentário