A escritora angolana, Bereznic Rafael, em colaboração com a Academia de Escrita, lançou na tarde desta sexta-feira, 29 de Setembro, em Luanda, na Mediateca 28 de Agosto, o seu segundo livro intitulado “A Flor Sob o Sol Ardente”, sob o olhar atento de várias figuras de renome do mercado literário angolano.
O livro aborda temas de carácter social, como a violência doméstica e relacionamentos abusivos. Bereznic, revelou ao AngoRussia, que começou a escrever o livro em 2016 e concluiu em 2020, e que a produção física do livro levou 1 ano.
“Eu comecei a escrever essa história no final de 2016, princípio de 2017, mas só terminei em 2020, porque no meio fui abandonando e reescrevendo. Neste período aconteceram muitas mudanças na minha vida, isso também influenciou muito a minha escrita, e também ocorreram muitas mudanças naquela que é a história que temos agora”, disse a autora.
A escritora, revelou também que actualmente tem buscado inspiração em muitas obras literárias de autoras africanas, como: Shimamanda Adichie e Paulina Chiziane.
Quanto ao processo de organização da pré-venda e o lançamento, a coordenadora da Academia de Escrita, Rosa Soares, deu a conhecer que superou as expectativas, e aproveitou para elogiar Bereznic pelo carisma e pela participação neste processo todo.
“Superou as nossas expectativas, realmente a Bereznic é uma escritora muito carismática, e traz um tema socialmente relevante neste novo livro. Foi um processo muito colaborativo entre nós, a Academia de escrita, que é a editora deste livro e a autora Bereznic Rafael, foi um longo processo, passamos pelas fases de consultoria, revisão, processo de escolha da capa, temos uma escritora muito criativa e participativa, o que tornou este processo bem mais interessante, dinâmico e leve”, afirmou Rosa Soares.
O evento também contou com a apresentação da poetisa, Sandra Bande, e teve um momento de teatro protagonizado por membros do grupo Horizonte Njinga Mbande, sob o tema: Relacionamentos abusivos.
O lançamento contou com a presença de figuras como: Lucas Cassule, Alusapo, Velho Kipacaça, Belmira Baltazar (actriz), Jéssica José, Luef Kayari (editor), Ell Lourenço, entre outras.
Por: Edson Cruz
0 Comentário