Segundo estudos feitos pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), a população angolana pode crescer até 73 milhões daqui a 27 anos, isto é, até 2050, o que traria grandes desafios a gestão da condição social das famílias.
A informação foi avançada nesta terça-feira, 11 de Julho, no âmbito da apresentação do relatório sobre a Situação da População Mundial 2023 denominado “8 biliões – infinitas possibilidades”. O evento realizado em comemoração ao dia mundial da população contou com a presença de Mady Biaye, representante do UNFPA e a participação do governador de Luanda, Manuel Homem, onde avançou que, a capital conta actualmente com perto de 10 milhões de habitantes
“A população vai continuar a crescer bastante, porque apesar dos investimentos feitos para reduzir a mortalidade, e a taxa de fecundidade o número de habitantes continua a aumentar. A população vai duplicar”, garantiu Mady Biaye.
De acordo com o Jornal Expansão, Mady Biaye referiu ainda que a pressão e o impacto social deste crescimento vão exigir tomadas de medidas antecipadas, “com uma liderança visionária capaz de criar mais condições de infra-estruturas”, como escolas e hospitais.
Por: Irinea Lukombo
0 Comentário