O Presidente da Associação de Pesca Artesanal e Semi-industrial de Luanda, Manuel Azevedo, diz que é insuficiente o valor do cartão de subvenção de gasolina atribuído às embarcações de pesca artesanal e alerta para a subida dos preços na venda do pescado nos próximos dias.
Manuel Azevedo, citado pelo Correio da Kianda, ressaltou que os operadores das embarcações de pesca de viagem, em média gastam 384 mil kwanzas mensalmente, distante dos 140 mil kwanzas definidos no cartão, situação que pode motivar o aumento do preço do peixe no mercado.
O responsável diz que a província de Luanda controla cerca de 164 cooperativas de pesca artesanal, o que corresponde num total de duas mil embarcações, que aguardam pela recepção de cartões de subvenção da gasolina.
Importa referir que na passada sexta-feira, 2 de Maio, o preço da gasolina passou de Kz 160,00 para Kz 300,00, com o Governo a anunciar uma série de mecanismos para a mitigação destes efeitos, dentre eles, subsídios aos Taxistas e Moto-taxistas e embarcações. O referido subsídio visa apenas cobrir a diferença com a subida do preço da gasolina, não o valor total do gasto mensal.
0 Comentário