O jornalista António Muachilela, uma das principais vozes do Jornal de Sábado, da Rádio Nacional de Angola (RNA), que faleceu dia 20, em Luanda, vítima de doença, vai ser sepultado, nesta terça-feira, 23 de Maio, no Cemitério da Sant’Ana.
O jornalista, que esteve ao serviço da Rádio Nacional por cerca de 40 anos, estava internado, há mais de duas semanas, no Complexo Hospitalar de Doenças Cárdio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda, onde veio a falecer.
Também conhecido por “Muachi” ou “Casquinha”, António Muachilela começou a carreira na Emissora Provincial do Bié, em 1982, tendo passado pela Redacção Desportiva da RNA, onde cobriu o Africano de Basquetebol de 1987, em Maputo, Moçambique.
Foi editor e deu voz aos principais serviços noticiosos da emissora pública, tendo criado o slogan “um abraço do tamanho do mundo”, que usava no final das suas apresentações.
Entre 2015 e 2017 exerceu a função de director-adjunto do Gabinete do Ministro da Juventude e Desportos e, desde 2020 até à data da sua morte, era director de Comunicação e porta-voz da Federação Angolana de Futebol.
Pela morte de “Muachi”, várias mensagens de condolência estão a ser divulgadas, com destaque a do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), da Juventude e Desportos, do Conselho de Administração da RNA, do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), do Comando Geral da Polícia Nacional, do Governo Provincial de Luanda, da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) e da Associação dos Naturais e Amigos do Bié (ANABIÉ).
António Muachilela nasceu aos 12 de Setembro de 1962, no município de Nharea, província do Bié.
O funeral do jornalista António Muachilela, que se realiza, hoje, no Cemitério da Sant’Ana, às 10h30, foi antecedido pelo velório, realizado, ontem, no Pavilhão da Cidadela Desportiva.
Segundo uma nota mencionada pelo Jornal de Angola, fazem parte da cerimónia elogios fúnebres dos familiares, da Associação dos Naturais e Amigos do Bié (ANABIÉ) e da Associação da Imprensa Desportiva de Angola AIDA).
0 Comentário