Nesta segunda-feira, 15 de Maio, começa em Angola oficialmente o tempo seco, conhecido popularmente como Cacimbo. O Instituto de Meteorologia e Geofísica (INAMET), deu a conhecer que a maioria das províncias registarão frio intenso durante esta época, facto que não é comum.
De acordo com o Director do INAMET, João Afonso, a mudança climática será de forma gradual ou lenta nos primeiros dias, principalmente nas províncias localizadas na parte norte do país.
“Nos primeiros dias, as mudanças ainda não vão ser sentidas com as características próprias do Cacimbo, em particular nas províncias localizadas no Norte do país”, afirmou.
A instituição informa também que nos meses de Junho, Julho e Agosto prevê-se temperaturas mínimas mais baixas, inferiores a 8ºc e relactivamente mais frio nas províncias localizadas no sul do país como: Huambo, Huíla, Bié, Moxico, Cunene e Cuando Cubango. Nas restantes províncias a temperatura mínima mais baixa vai variar entre 10ºc à 15ºc.
“As províncias que vão registar, relativamente, menos frio, são as de Luanda, Bengo, Zaire e Cabinda, com valores de temperaturas mais baixas, compreendidas entre 16ºC à 20ºC”, informou.
Com a mudança de clima, o INAMET alerta aos cidadãos, quanto as prevenções contra as doenças oportunistas, próprias desta época.
Por: Edson Cruz
0 Comentário