Restos mortais de Dom Damião Franklin repousam no Alto das Cruzes


Os restos mortais de Dom Damião Franklin, arcebispo de Luanda, falecido no dia 28 de Abril, na África do Sul, por doença, foram a enterrar, hoje, terça-feira, no Cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda.

Dom Franklin Estiveram no acto fúnebre, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a Primeira Dama, Ana Paula dos Santos, o vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, a vice-presidente da Assembleia Nacional, Joana Lina, o Presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira e o Provedor de Justiça, Paulo Tchipilica.

No elogio fúnebre da Arquidiocese de Luanda, foi realçado o “bom testemunho” que o arcebispo deixou para os fiéis católicos.

Em declarações à Angop, António Bengue, Chanceler da Arquidiocese, frisou que Dom Damião Franklin foi também um homem da Cultura e do Ensino.

Para si, o falecido deixa um legado que poderá ser assumido e salvaguardado, uma vez que foram muitos os seus feitos em prol da sociedade.

Natural da província de Cabinda, onde nasceu em 1950, Dom Damião António Franklin estudou nos seminários de Cabinda entre 1960 e 1962, de Luanda de 1968 a 1972 e do Huambo de 1972 a 1975. Licenciou-se em Teologia Dogmática em 1978, em Roma (Itália), para onde fora enviado em 1976.

Foi nomeado bispo auxiliar de Luanda, em 1992, e arcebispo, em 2001, em substituição dom Alexandre do Nascimento que está reformado.

Foi reitor da Universidade Católica de Angola, após a sua fundação em 1997, renunciando a função, voluntariamente, por razões de saúde, em Junho de 2013.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *