Um estudante da 11.ª classe do curso médio de enfermagem foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) por se fazer passar por um enfermeiro profissional e ter falsificado exames laboratoriais de sangue retirado dos pacientes.
Segundo o Novo Jornal, Josias José Bunga de 22 anos, é estudante de um Instituto Técnico Privado , e fazia-se passar por enfermeiro profissional, num centro de saúde localizado no município de Viana, o mesmo conta que actuava daquela forma para praticar o que aprendia na escola.
O porta-voz do SIC-Luanda conta que o estudante de enfermagem, mesmo não sendo profissional, fazia consultas perigosas aos pacientes, colocando em risco as suas vidas. Fernando Carvalho deu como exemplo as falsas análises de sangue, o que, apesar de ser uma competência de um médico, em Angola ainda ocorre em alguns centros de saúde onde não estão colocados médicos, sendo essa função desempenhada por enfermeiros.
O porta-voz explica ainda que o indivíduo que nem tem o ensino médio concluído, fazia colheita de sangue, fingia levar ao laboratório, simulava os resultados das análises e preenchia os boletins com informações inventadas.
“O suposto enfermeiro passava a receita consoante as informações que ele preenchia nos boletins como se fosse o laboratório a detectar o problema de saúde dos pacientes”, disse
O estudante já se encontra sob custódia do Ministério Público para os devidos trâmites legais.
0 Comentário