Num país em que os cuidados mais básicos faltam, onde o stress e o emagrece é constante e quase que diário, há “filas” para tudo, o sol ardente e a poeira se misturam a todo o tempo, é preciso fazer muita gestão emocional. E foi pensado nesses factores que a psicóloga Denise da Veiga mencionou algumas dicas que ajudam a manter uma mente saudável.
Denise da Veiga começou por considerar os angolanos como um povo resilientes, mas que ao mesmo tempo precisa cuidar da saúde mental, uma vez que ao fazer isso estará a cuidar da saúde física, porque uma é consequência da outra.
“Muitas vezes digo, o nosso povo é muito resistente, mas ao mesmo tempo, vamos observando numa faceta mais clínica, de que realmente precisamos cuidar da nossa saúde mental, ou então adoenceremos, não só mentalmente, mas fisicamente”, ressaltou.
A psicóloga destacou também que pelo facto do custo de vida não compensar, muitos angolanos sacrificam-se tendo dois empregos e não conseguem parar quando é necessário.
“Muitos temos de fazer grandes sacrifícios com 2/3 empregos porque o custo de vida não compensa, e porque temos famílias para sustentar, vamos preferindo suportar tudo e todos,e não conseguimos dizer “stop e não” parar quando realmente é necessário, e vamos nos matando aos poucos. Por isso, como psicóloga, aqui vão alguns conselhos, sei que a questão mental ainda é vista como um tabu entre nós, mas também já algumas pessoas vão despertando para a sua importância, portanto, vale ressalvar”
Abaixo as dicas da psicóloga Denise da Veiga:
- Cultivar hábitos que vão manter a sua mente saudável;
- Parar e dizer não, quando necessário;
- Ajude o próximo, mas não se esqueça de si mesmo;
- Faça coisas que lhe dão prazer, como ler um bom livro, sair para passear, visitar amigos e parentes, fazer exercícios físicos, ouvir uma boa música e aprender alguma coisa nova;
- praticar meditação;
- descansar;
- sobretudo, fazer terapia.
0 Comentário