Os estadistas africanos nomeadamente, Dennis Sassou Nguessou, do Congo, Emmerson Mnangagwa, do Zimbabwe, José Maria Neves, de Cabo Verde, Carlos Vila Nova, de São Tomé e Príncipe, Hage Geingobe, da Namíbia, já se encontram em Angola para prestigiarem a tomada de posse do segundo mandato de João Manuel Lourenço ao lado de Esperança da Costa.
No Aeroporto Internacional 4 de fevereiro, os estadistas receberam cumprimentos de boas-vindas do ministro das Relações Exteriores, Téte António, e da governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho. A investidura de João Lourenço e de Esperança da Costa, acontece hoje na Praça da República, em Luanda, em cerimónia que conta com convidados nacionais e internacionais, entre os quais dezenas de Chefes de Estado e de Governo.
Também na capital já se encontra o chefe do Conselho Executivo da Corporação para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos da América (EUA), Scott Nathan, para assistir à investidura.
Mandatado pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, Scott Nathan chefia uma delegação, que integra o embaixador dos EUA em Angola, Tulinabo Mushingi, e o responsável-adjunto do Comando Militar daquele país para África, Andrew Robert Young.
Para assistir à cerimónia, chegaram, igualmente, o chefe de estado português Marcelo Rebelo de Sousa, a Primeira-Ministra do Gabão, Christiane Essonka Raponda, o secretário-geral-adjunto da ONU para a África Central, Abarry Abdou, em representação do Secretário-Geral da organização, António Guterres.
De acordo a Televisão Público de Angola, foram 50 delegações estrangeiras convidadas para prestigiar a cerimónia de investidura, que vão chegando em Angola para acompanhar de perto a cerimónia da reeleição do Presidente João Manuel Lourenço.
0 Comentário