Estadistas africanos prestigiam investidura de João Lourenço


Os estadistas africanos nomeadamente, Dennis Sassou Nguessou, do Congo, Emmerson Mnangagwa, do Zimbabwe, José Maria Neves, de Cabo Verde, Carlos Vila Nova, de São Tomé e Príncipe, Hage Geingobe, da Namíbia, já se encontram em Angola para prestigiarem a tomada de posse do segundo mandato de João Manuel Lourenço ao lado de Esperança da Costa.

No Aeroporto Internacional 4 de fevereiro, os estadistas receberam cumprimentos de boas-vindas do ministro das Relações Exteriores, Téte António, e da governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho. A investidura de João Lourenço e de Esperança da Costa, acontece hoje na Praça da República, em Luanda, em cerimónia que conta com convidados nacionais e internacionais, entre os quais dezenas de Chefes de Estado e de Governo.

Também na capital já se encontra o chefe do Conselho Executivo da Corporação para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos da América (EUA), Scott Nathan, para assistir à investidura.

Mandatado pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, Scott Nathan chefia uma delegação, que integra o embaixador dos EUA em Angola, Tulinabo Mushingi, e o responsável-adjunto do Comando Militar daquele país para África, Andrew Robert Young.

Para assistir à cerimónia, chegaram, igualmente, o chefe de estado português Marcelo Rebelo de Sousa, a Primeira-Ministra do Gabão, Christiane Essonka Raponda, o secretário-geral-adjunto da ONU para a África Central, Abarry Abdou, em representação do Secretário-Geral da organização, António Guterres.

De acordo a Televisão Público de Angola, foram 50 delegações estrangeiras convidadas para prestigiar a cerimónia de investidura, que vão chegando em Angola para acompanhar de perto a cerimónia da reeleição do Presidente João Manuel Lourenço.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *