O funeral do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, decorre neste domingo, 28 de Agosto, na Praça da República. Uma cerimónia restrita de deposição da urna ao sarcófago” na presença chefes de Estado.
Para prestar tributo ao ex-estadista angolano, que morreu no passado dia 8 de Julho, em Espanha, na cerimónia das exéquias se fazem presentes, em representação de São Tomé e Príncipe, o actual e o ex-Presidente da República, Carlos Vila Nova e Manuel Pinto da Costa, bem como o primeiro-ministro, Jorge Lopes Bom Jesus.
Estão ainda o Presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, tal como o Chefe de Estado da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Pereira das Neves, e o Chefe de Estado de Moçambique, Filipe Nyusi, estão igualmente presentes nesta cerimónia restrita. Da Guiné-Bissau chegou o Presidente Umaro Sissoco Embaló, o mesmo acontecendo com o Zimbabué e Portugal, onde chegam Emmerson Mnangagwa e Marcelo Rebelo de Sousa, respectivamente.
A Organização das Nações Unidas está representada pela coordenadora residente em Angola, Zahira Virani.
Do Ruanda chega o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Vincent Biruta, enquanto da Guiné Equatorial, encontra-se o vice- primeiro-ministro Clemente Engonga Nguema Onguene.
A Namíbia está a ser representada pelo antigo Presidente, Sam Nujoma , e pelo actual ministro da Defesa, Frans Kapofi.
Uma cerimónia que já nas suas primeiras horas, é marcada por fortes emoções por parte da família e chefes de Estados.
0 Comentário