A equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda conquistou esta noite, no pavilhão Arena de Luanda, a XXI edição da Taça de Angola, ao derrotar o 1 de Agosto por 89-82, na segunda partida da final.
Desafio de muita emoção dada a rivalidade entre as duas equipas, os ” tricolores” entraram para a partida em vantagem, dada à vitória na primeira partida, mas foi o 1º de Agosto quem começou a liderar o placar, chegando a uma vantagem de 5-0.
Numa fase em que as duas equipas faziam sucessivas faltas, o jogo perdeu alguma qualidade dada as consequentes faltas que se fazia sentir.
Fruto de uma melhor abordagem de jogo, o 1º de Agosto chegou a uma vantagem de oito pontos, que rapidamente foi recuperada pelo adversário, terminando o primeiro quarto com vantagem para os militares de 25-18.
A apatia dos comandados de Lazare Adingono ficou patente no início do segundo turno, onde o seu adversário passou a jogar com a maior posse de bola e concretizar os lances.
Estava cada vez mais difícil o Petro de Luanda passar para a frente do marcador, fruto do rigor defensivo que a equipa de Paulo Macedo impunha, n tentativa de forçar uma finalíssima.
Os ” militares” saíram ao intervalo com a vantagem de sete pontos 47-40.
No terceiro quarto, a emoção voltou a tomar conta do desafio, fase em que o placar foi oscilando constantemente. Jogo ofensivo bastante certeiro e o Petro pela primeira vez esteve apenas a perder por um ponto 54-53.
Pela primeira vez aconteceu o empate 64-64 e passagem do Petro para a frente do placar 66-65 quando ainda havia um minuto por jogar. O treinador Agostino colocou em campo Adilson Baza e Kikas Gomes, jogadores pouco utilizados nos quartos anteriores.
A formação do eixo-viário saiu em vantagem de dois pontos 71 – 68 no fim do terceiro quarto.
Um triplo de Roderick Neal levou o Petro a maior vantagem 76-68 e ficava cada vez mais próximo a conquista da Taça.
Bastante eficaz no jogo das tabelas, os ” tricolores” conservavam a vantagem e venceram por 89-82.
Equipas
Petro de Luanda: Pedro Bastos ( 00), Roberto Fortes ( 13), Justin Johnson (11), Joaquim Pedro (00), Paulo Santana (4), Eric Norman (00), Leonel Paulo (8), Domingos Bonifácio ( 12 ), Valdelício Joaquim (4 ) , Hermenegildo Mbunga( 4), Abdel Gomes( 00), Roderick Neal ( 33 )
Treinador: Lazaré Andingono
1º de Agosto: Edson Ndoniema ( 5), Armando Costa ( 5) Adilson Baza ( 00), Mário Correia ( 11), Reggie Moore ( 10), Felizardo Ambrósio ( 25 ) , Joaquim Gomes ( 2), Mutu Fonseca( 00 ) , Cedric Ison ( 14) , Hermengildo Santos( 00), Edmir Lucas ( 3 ), Islando Manuel ( 7)
Treinador : Paulo Macedo
0 Comentário