A “The Coca-Cola Company” e a Refriango, realizaram na manhã desta sexta-feira, 12 de Agosto, a apresentação e lançamento da nova garrafa transparente da Sprite. Oportunamente, anunciaram as parcerias com as organizações da sociedade civil especializadas na recolha, tratamento e reutilização de resíduos.
A transição de PET (Material termoplástico utilizado na fabricação de embalagens, especialmente quando se fala de garrafas plásticas de refrigerantes) verde para transparente das garrafas de Sprite, com o apoio da Refriango, engarrafadora da Coca-Cola Company em Angola, aumentará o valor do plástico usado e o potencial de reciclagem.
Segundo especialistas do sector, as embalagens transparentes são mais fáceis de reciclar, dado que não contêm pigmentação que contamine o processo de transformação, aumentando assim a qualidade do produto final. Esta iniciativa integra-se na visão do programa global da empresa, “World Without Waste”, que tem a meta de reciclar cada garrafa ou lata que vende até 2030.
De acordo Paula Lima Matoso, Gestora Sénior da Coca-Cola Company em Angola, esta é uma nova era para os consumidores no país, que poderão continuar a desfrutar do refrigerante com sabor lima-limão, sabendo que as garrafas podem ser facilmente recicladas.
“O plástico PET transparente também contribui para o emponderamento económico, uma vez que terá maior valor para os recicladores de resíduos em Angola, cujo sustento depende da recolha e venda de plástico usado”, afirmou Paula Lima Matoso, Gestora Sénior da Coca-Cola Company em Angola, confirmando a dimensão social do projecto, que visa também capitalizar os catadores de plástico e as suas famílias.
Paralelamente à mudança das garrafas da Sprite, a Coca-Cola Company promove um conjunto de iniciativas que pretendem acelerar a recolha de plástico usado em Angola. Até ao final do ano, a multinacional instalará eco pontos em locais estratégicos em Luanda, onde os consumidores poderão facilmente depositar garrafas de plástico com vista à sua reciclagem.
Para dinamizar a transformação do plástico recolhido, foram identificadas duas instituições angolanas com ampla experiência no sector da reciclagem, que deverão integrar um programa de financiamento específico para apoiar iniciativas ligadas à economia.
Tendo incorporado na sua estratégia de negócio a introdução de embalagens sustentáveis, a Coca-Cola Company reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento de uma economia circular em Angola, em perfeito alinhamento com a sua missão de ‘refrescar o mundo e fazer a diferença’.
0 Comentário