O Conselho Nacional de Comunicação Social (CNCS) reuniu-se em Luanda no passado dia 28 de março para abordar o estado actual da imprensa angolana. Na reunião, o órgão mostrou-se preocupado com a forma como tem sido gerido a utilização de espaços mediáticos na rádio e na televisão, o conselho alega que os espaços, tem sido muitas vezes utilizada para a promoção da violência juvenil. Entre os programas impulsionadores da violência segundo o CNCS citado pela Sapo Banda, está o “RC” do apresentador e radialista Miguel Neto.
Segundo a fonte, o programa de Miguel Neto, RC, transmitido aos fins-de-semana na LAC, foi alvo de críticas por parte do conselho. O incentivo a debates verbais inflamatórios, como aconteceu entre os cantores Lucácio e Zulu Beats a convite do radialista, tornou evidente o propósito reprovador do programa para o CNCS.
Por outro lado, a TV Zimbo foi elogiada pela retomada do debate contraditório entre políticos e membros dos diferentes partidos existentes na sociedade angolana. O conselho conclui que em termos televisivos foi preenchida uma lacuna pelo canal de televisão, que com essa iniciativa promove o desenvolvimento do processo democrático.
Com mais de 16 anos de existência, o Conselho Nacional de Comunicação Social(CNCS) foi criado pela Lei nº7/92 de 16 de Abril. O CNCS é um órgão independente que tem como fim assegurar a objectividade e a isenção da informação e de salvaguardar a liberdade de expressão e de pensamento na imprensa de acordo com os direitos consignados na Lei Constitucional.
Siga-nos no Instagram e seja o primeiro a saber das principais novidades do showbiz angolano e do Mundo.
0 Comentário