Um grupo de investigadores da Universidade de Aston, no Reino Unido, sugere que consumir frutas com regularidade ajuda a prevenir a depressão. Por outro lado, uma alimentação pouco saudável e pobre em nutrientes tem consequências ao nível da saúde mental.
Segundo o estudo, que envolveu 428 adultos britânicos, com uma média de idades de 40 anos, ficou também provado que a frequência do consumo é mais importante do que a quantidade total de frutas ingeridas durante toda a semana. Os inquiridos comiam, em média, duas porções de frutas por dia. Quem comia mais de duas porções relataram menos sintomas de depressão e ansiedade e apresentaram maior bem estar.
“Tanto as frutas como os vegetais são ricos em antioxidantes, fibras e micronutrientes essenciais que promovem a função cerebral ideal, mas esses nutrientes podem ser perdidos durante a cozedura. Logo, é melhor comer frutas ao natural, pois isso pode ter mais influência em nossa saúde psicológica”, explicou, em comunicado, a investigadora Nicola-Jayne, uma das principais autoras do estudo.
Por outro lado, aqueles que consumiam lanches ricos em sal e pobres em nutrientes apresentavam níveis de ansiedade, depressão e stress mais elevados.
Vale ressaltar que a Organização Mundial de Saúde aconselha o consumo diário de, pelo menos, 400 gramas de hortofrutícolas, o que corresponde a cinco porções destes alimentos.
0 Comentário