Médicos espanhóis realizam autópsia ao ex-Presidente José Eduardo dos Santos hoje


Após as autoridades judiciais espanholas autorizarem a realização da autópsia ao corpo do ex-Presidente, José Eduardo dos Santos, a pedido da família, o jornal português ”CNN Portugal” informou na manhã desta segunda-feira, 11 de Julho, que o procedimento começa a ser realizado ainda hoje.

O referido procedimento, de acordo com a legislação angolana, dura uma semana, mas, a pedido do Governo angolano, poderá fazer apenas três dias. Ao certo, só depois deste passo é que, se vai saber o dia em que o corpo do antigo Presidente da República vai ser transladado para Luanda, a fim de se realizar o funeral com honras de Estado.

De acordo ainda o Jornal de Angola, a autópsia vai ser realizada no Instituto de Medicina Legal de Barcelona, onde o corpo já se encontra. Neste momento, decorrem, naquele país, conversações muito avançadas entre a delegação angolana proveniente de Luanda, liderada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, e a família, sobre o processo inerente à transladação do corpo para Luanda.

O primeiro contacto entre as partes, realizado de forma virtual, ocorreu no sábado e contou com a participação de seis filhos do antigo Presidente, com destaque para a primogénita Isabel dos Santos. Estiveram ausentes dessas conversações, que duraram cerca de duas horas, Tchizé e Zenu dos Santos.

No final, a família pediu 48 horas para apresentar o que pode ser considerado como a vontade em relação à forma como gostariam que o funeral fosse realizado, em Luanda. Esta proposta vai ser apresentada hoje à delegação angolana para análise.

Das autoridades angolanas que participaram da reunião, liderada por Francisco Furtado, o embaixador de Angola em Moçambique, o contemporâneo do antigo Presidente, Brito Sozinho, o embaixador de Angola na Espanha, José Luís de Matos, e o Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Grós.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *