Amamentar é um acto biológico, mas quem já viveu esse processo sabe que não tem nada de automático, é puro aprendizado. É por isso que existem complicações comuns durante o processo. Não alheios, o AngoRussia trouxe quatro dos problemas mais comuns neste período.
De acordo com alguns obstetras, dos problemas mamários que tendem a surgir mais frequentemente no início da amamentação estão:
1- Mamilos dolorosos, gretados ou com fissuras
O que muitas das vezes causa um desconforto nas mulheres, tendo estas, até desistirem do processo de amamentação natural.
2- Ingurgitamento mamário
É quando ocorre a ‘descida’ do leite, entre o segundo e o terceiro dia, as mamas podem ficar tensas, quentes e dolorosas. Pode até surgir febre (38º) durante 24 horas.
3- Bloqueio dos ductos mamários
O bloqueio dos ductos mamários, formam um nódulo que impede a passagem do leite. Normalmente, surge acompanhado de muita dor.
3- Mastite
Nesta situação, a mama da mulher fica tensa, quente e dolorosa. É acompanhada de febre, desconforto na zona da mama e causa a sensação de mal-estar.
Amamentar, na grande maioria das vezes, exige esforço, aprendizado e adaptações de mãe e filho. Mas, a boa notícia é que profissionais habilitados contribuem para que esse processo se torne mais fácil, fazendo com que todo o afecto e os nutrientes que o bebé precisa cheguem até ele de uma maneira prazerosa e confortável para todos.
0 Comentário