O Presidente da República, João Lourenço, afirmou nesta quinta-feira (21) de Abril, depois da inauguração do Hospital Geral de Cabinda, primeira paragem na sua visita na província, que os dinheiros públicos estão a ser “bem gastos”.
João Lourenço, que falava à imprensa após inaugurar a unidade hospitalar, destacou que a província ganha uma grande unidade hospitalar, que certamente irá beneficiar a população desta parcela do território descontinuado fisicamente do resto do país.
“Os dinheiros públicos estão a ser bem gastos”, destacou o chefe do executivo angolano, sublinhando que a nova unidade hospitalar é “um ganho para a população desta parcela descontinuada fisicamente do resto do território angolano”, o que dificultava o acesso aos cuidados de saúde.
A infraestrutura, que esteve a cargo da Mota-Engil Angola e custou 165 milhões de dólares, dispõe de 200 camas e está preparada para prestar serviços em 22 especialidades, contando já com 771 profissionais de 1.200 previstos, segundo a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta.
A unidade tem áreas de serviços de urgência, hemodiálise, fisioterapia, imagiologia, medicina interna, ginecologia e obstetrícia, blocos de partos e de cirurgia, cuidados intensivos e morgue, entre outros.
O edifício do Hospital Geral de Cabinda, com oito andares, está implantado numa área de 50 mil metros quadrados.
AR/Lusa/Angop
0 Comentário