Estudantes angolanos terão a partir deste ano cartão de desconto


Os estudantes do ensino pré-universitário e universitário vão dispor, a partir deste ano, de um cartão nacional de apoio ao estudante e de uma rede de transporte estudantil, iniciativa do Movimento Nacional de Jovens Universitários de Angola (MNJUA), noticiou o Jornal de Angola na sua edição desta sexta-feira (28).

estudantes

O cartão nacional de apoio ao estudante, apresentado na quarta-feira na província de Luanda, vai permitir que os estudantes adquiram, com desconto, material escolar nas livrarias e tenham ainda acesso às bibliotecas, mediatecas, cinema, banca e transportes.

O presidente do Conselho Executivo do Movimento Nacional de Jovens Universitários de Angola, José Sequeira, informou que estão a ser estabelecidas, há já algum tempo, contactos com instituições para possíveis convénios.

O responsável estudantil disse, por exemplo, que, quanto à rede de transporte escolar, prevista para o final do ano, estão a ser feitos contactos com bancos comerciais e com uma empresa chinesa para a aquisição, numa primeira fase, de pelo menos 10 autocarros que vão apoiar os estudantes.

José Sequeira adiantou que a emblemática Livraria Lelo, localizada na Baixa de Luanda, é um possível parceiro do projecto, que vai beneficiar estudantes pré-universitários e universitários a nível nacional. O presidente do Movimento Nacional de Jovens Universitários de Angola acentuou que a iniciativa surgiu no âmbito das conclusões do primeiro Fórum Nacional de Estudantes Universitários, realizado, em Luanda, em Agosto do ano passado.

O objectivo da iniciativa, disse, é diminuir as dificuldades que os estudantes encontram na aquisição de materiais didácticos para o sucesso escolar, favorecer uma relação comercial entre os estudantes e determinados estabelecimentos comerciais e outros organismos e contribuir para o fomento e aumento da capacidade de compra dos estudantes.

Abacuques Lemos, estudante da Universidade Gregório Semedo, acompanhou a apresentação do cartão nacional de apoio ao estudante, no anfiteatro do Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL). Quem for utente do cartão vai pagar por mês uma taxa de 350 kwanzas.

O jovem disse apoiar a iniciativa que, em sua opinião, é bem-vinda, numa altura em que os estudantes encontram muitas dificuldades na aquisição de material didáctico e no acesso aos transportes públicos.

O Movimento Nacional de Jovens Universitários de Angola, actualmente com mais de oito mil membros, é uma organização de carácter cívico e académico, que tem como objectivo promover e defender os interesses da comunidade estudantil de Angola.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *