Um dos humoristas angolanos, que busca através da profissão de humor, esclarecer os residentes sobre a história do país, Costa Vilola, destacou nesta quinta-feira, 11 de Novembro, de forma clara, o seu desejo de ver uma Angola melhor chamando a responsabilidade a quem é de direito para que haja mais empatia e trabalho em prol do bem-estar dos cidadãos.
Em dia de Independência, Costa frisou ser apologista da “revolta popular” que demonstra a revolução de consciência, porém não apoia de certa forma o desrespeito e a vandalização dos símbolos nacionais do país.
“Neste dia historicamente indelével, 11 de novembro, quero aproveitar para deixar aqui o meu ponto de vista sobre a actual situação política do país: sou apologista desta revolta popular, pois isso demonstra uma grande evolução da consciência do cidadão angolano; no entanto, não sou a favor do desrespeito, da vandalização dos símbolos nacionais, nem do desrespeito aos órgãos de soberania nacional”, destacou.
Na mesma senda, mencionou que com atitudes do gênero, haverá uma mudança na forma de governação do país capaz de chegar ao nível daquilo que o povo anseia, ao ponto de suprir as necessidades básicas dos populares.
“Com esta revolta, tenho a certeza de que daqui p’ra frente a forma de se governar este país vai mudar; tenho a certeza de que quem quer que seja que venha a governar este país, num futuro próximo, governará com maior atenção aos anseios do povo e às suas necessidades básicas”, referiu.
Aproveitando a ocasião para publicar uma fotografia, nas vestes de personagem “General Foge a Tempo”, Costa, destacou ser importante que os políticos aprendam a amar os concidadãos e valorizem menos os seus cargos, referindo que o segredo de ser um excelente líder está em ser um bom cidadão e verdadeiro patriota. A seguir desejou a todos os angolanos um excelente dia da Independência.
“É importante que os políticos amem mais o país e os seus concidadãos do que os seus cargos, que trabalhem para que nós, o povo, tenhamos orgulho de pisar a estrada com os seus nomes, morar nas ruas com os seus nomes, que trabalhem de modo a fazer com que cada angolano se orgulhe de ter uma fotografia com as suas imagens nas paredes das suas casas ou estampadas nas suas camisolas. Antes de desejarem ser bons dirigentes, queiram ser bons cidadãos, pois o segredo para ser um excelente líder, é decidir ser um EXCELENTE SER HUMANO, UM CIDADÃO VERDADEIRAMENTE PATRIOTA E EXEMPLAR; cuidem do povo, doem-se para as causas populares e não pessoais; sejam os nossos actuais Holden Roberto, Agostinho Neto e Savimbe. Mas também não basta só exigirmos dos políticos é importante perceber que nós também temos de ser bons cidadãos, que sejamos bons cidadãos para que possamos exigir bons governantes no futuro. Feliz dia da INDEPENDÊNCIA para todos nós, irmãos angolanos”, descreveu
Costa Vilola, integrante do grupo “Tuneza” é um dos maiores talentos do humor angolano actualmente. A sua criatividade fez com que conquistasse a admiração do público de outros países lusófonos. Jovem de 38 anos, tem levado muita alegria as famílias angolanas com o seu personagem “General Foge a Tempo”, e foi o vencedor da 23ª edição do Moda Luanda 2020 na categoria de “Melhor Actor Comédia 2019”.
Por: Sofia Adelino
0 Comentário