O Ministério da Saúde (MINSA) veio a público nesta quinta-feira, 30 de Setembro, para informar que passará a realizar concursos públicos anuais, até 2024, a fim de aumentar o número de médicos e enfermeiros por habitante no País.
A ministra da saúde, Silvia Lutucuta, deu a conhecer que Angola conta actualmente com menos de dois médicos por cada 10 mil cidadãos, mas não avançou o número de médicos que o MINSA precisa até 2024.
Segundo o Novo Jornal, a ministra assegurou que, em dois concursos públicos realizados, o ministério admitiu mais de 2 mil novos médicos efetivos.
“Tivemos um grande ganho, só em dois concursos públicos admitimos mais de 2 mil médicos”, disse a ministra.
Silvia Lutucuta proferiu estas palavras, esta quinta-feira durante o seu discurso de abertura no 1º workshop sobre os “Protocolos Clínicos”, realizado pelo MINSA, no Centro de Convenções de Talatona (CCT), em Luanda.
Nos concursos públicos de 2018 e 2019 foram admitidos 26 mil profissionais, entre os quais 2.945 médicos, número que Sílvia Lutucuta considera insuficiente, tendo em conta as necessidades do País.
De acordo os dados oficiais, a rede sanitária angolana conta com cerca de 100 mil profissionais, para servirem mais de 30 milhões de habitantes.
Importa destacar que a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda um médico para mil habitantes.
Por: Sofia Adelino
0 Comentário