A centralidade do Kilamba, em Luanda, ganha a partir deste ano académico uma Escola Superior de Hotelaria e Turismo, a distrita à Universidade Agostinho Neto (UAN), cujo objectivo é a formação de angolanos no domínio de Gestão de Turismo.
Segundo o director do gabinete de Investigação Científica e Pós-Graduação da UAN, João Domingos Cadete, que avançou a informação hoje, quarta-feira, à Angop, a nova unidade orgânica da instituição do ensino superior terá, na sua abertura, 60 vagas para quem queira apostar numa formação no ramo hoteleiro.
De acordo com a fonte, a escola vai funcionar, numa primeira fase, numa infra-estrutura construída na centralidade para acolher alunos do II ciclo cedida pelo Ministério da Educação até a criação de condições definitivas.
“Contamos, para esta empreitada, com a colaboração do Ministério da Educação que cedeu à UAN, por meio do Ministério do Ensino Superior, as instalações da escola do II ciclo para acolher provisoriamente a Escola Superior de Hotelaria e Turismo”, reforçou.
O responsável adiantou estarem criadas todas as condições técnicas, infra-estruturas e humanas para garantir o funcionamento da instituição, respondendo, desta forma, a demanda do sector de hotelaria e turismo.
Relativamente ao quadro docente, João Domingos Cadete informou que contarão com uma equipa de professores cubanos, que chegam brevemente ao país, no âmbito do pacote cubano.
O projecto, lançado há cinco anos, tem permitido ao Executivo angolano prosseguir o seu compromisso de eliminar o défice habitacional no país.
A Cidade do Kilamba tem 700 prédios, 24 jardins de infância, 17 escolas primárias e secundária, com capacidade albergar 1200 alunos por turnos.
Recorde-se que a UAN tem à disposição dos concorrentes 4.733 vagas 43 cursos ministrados nas 7 faculdades e no Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA).
Os exames de acesso terão lugar no período de 27 a 31 de Janeiro de 2014, conforme calendário em anexo”.
Para o presente ano lectivo a Faculdade de Ciências receberá 940 novos alunos, a de Ciências Sociais mil e 440, a de Direito 200, Economia 400, enquanto a de engenharia tem reservado 723.
Já a Faculdade de Letras receberá 590 novos estudantes, a de Medicina 120 e o Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA) 320 novos estudantes.
Por:Angop
0 Comentário