A deposição de uma coroa de flores no sarcófago do primeiro presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, no distrito urbano da Ingombota, marcou, a nível de Luanda, o inicio do acto provincial alusivo ao Dia da Cultura Nacional.
A deposição da cora de flores contou com a presença do governador provincial, Bento Francisco Sebastião Bento, deputados, membros do Executivo e vice-governadores.
O vice-governador para esfera política e social, Adriano Mendes de Carvalho, disse à Angop que a cultura nacional une o povo angolano, factor importante na identidade de um povo.
Pediu, na ocasião, aos historiadores, estudantes de história a dedicarem-se um pouco mais na recolha de factos históricos de Angola, identificando as personalidades e os locais e a sequentemente divulgação dos seus feitos.
O programa reserva ainda uma palestra sobre “ os desafios e oportunidades no sector cultural” e momentos de trova e poesia.
Está ainda prevista a exibição do grupo tradicional, Nguami Maka, teatral Oásis, declamação de poemas, entre outras acções.
O Dia Nacional da Cultura é assinalado em alusão ao pronunciamento de António Agostinho Neto, Fundador da Nação, no acto de posse dos novos membros do corpo gerentes da União dos Escritores Angolanos, em 1979.
Por:Angop
0 Comentário