O banco espanhol Abanca anunciou nesta segunda-feira (10) de Fevereiro, ter fechado acordo para ficar com 95% do capital do EuroBic, instituição financeira em que a empresaria angolana detinha 42,5 por cento, avança a imprensa portuguesa.
O presidente do espanhol Abanca, Juan Carlos Escotet, congratulou-se hoje pelo “sentido estratégico” da compra de 95% das ações do português EuroBic, que “reforça a aposta ibérica” da entidade financeira espanhola.
Em 22 de janeiro último foi anunciado que a empresária Isabel dos Santos iria abandonar a estrutura acionista do EuroBic, uma medida para “salvaguardar a confiança na instituição”, referia o banco, após a divulgação de documentos de uma investigação jornalística, num caso designado de ‘Luanda Leaks’.
“Isabel dos Santos tomou a decisão de saída da estrutura acionista do EuroBic”, lê-se num comunicado do banco português, que justifica esta medida como estando no contexto “das diligências que têm vindo a ser promovidas pelo Conselho de Administração do EuroBic, com vista a salvaguardar a confiança na instituição”.
O banco teve em 2019 um volume de negócio de 85.079 milhões de euros, 36.792 milhões em créditos e 48.286 milhões em recursos de clientes, com a taxa de incumprimento e a taxa de cobertura a situarem-se nos 2,8% e 57,5%, respetivamente.
0 Comentário