Somália ainda é um dos países que necessitam ajuda humanitária urgente!


Somália ainda é uma das maiores situações de emergência no mundo e necessita de muita ajuda humanitária.

Somalia

 

O representante da ONU na Somália atualizou aos Estados-Membros e parceiros sobre a situação humanitária e de desenvolvimento no país, ele mencionou que a região apresenta um grande desafio multifacetado e que é diferente de muitos outros países. Para o representante, a ajuda humanitária que já dura uns 25 anos éuma “cura que mantém as pessoas vivas”, mas é necessário uma solução que dure, para podermos efetivamente ajudar aos deslocados internos do país.

Mais de 3 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária ou de apoio para subsistência, entre os quais 740 mil são incapazes de satisfazer suas necessidades alimentares, e 200 mil crianças apresentam-se gravemente desnutridas.

“Estamos a lidar com um país que esta a organizar-se novamente”, disse o coordenador humanitário da ONU para a Somália, Philippe Lazzarini. “Temos uma situação de pós-conflito, mas também temos um conflito existente. Temos operações militares, mas também temos diferentes fases de recuperação e desenvolvimento”. Mas segundo o mesmo, tem sido um desafio prestar ajuda humanitária à Somália, visto que representantes do fundo da ONU para a Infância (UNICEF) têm sofrido ataques, um deles foi a 6 semanas atrás no norte da Somália, onde quarto pessoas morreram e cinco ficaram feridas, por uma boa causa.

 

Fonte: PorDentroDeAfrica


Gostou? Partilhe com os teus amigos!