Tumulto na passagem de ano provoca mortes em Xangai – China


Pouco antes da passagem do ano, várias pessoas morreram esmagadas depois terem corrido para o local onde foram lançadas notas de dólar falsas. Mais de 30 pessoas morreram e outras aproximadamente 40 ficaram feridas após um tumulto durante as celebrações de ano novo.

ng3817645

Testemunhas contaram que foram lançados cupões da janela do terceiro andar de um edifício, que pareciam notas de 100 dólares, o que levou as pessoas que assistiam à passagem de ano ao longo do rio correr para o local, disputando os cupões.

Os cupões tinham a inscrição “M18” impressa ao centro, em referência a um bar com o mesmo nome, ainda que esta justificação para o tumulto ainda não tenha sido confirmada, segundo a Reuters. De acordo com a agência oficial chinesa Xinhua, que cita fontes do município, para além dos 36 mortos há 40 feridos, incluindo 13 com gravidade, que estão a receber tratamento hospitalar. Sete outros receberam alta.

A tragédia ocorreu na lotada zona do “Bund”, a famosa marginal neoclássica de Xangai, cerca de meia hora antes da viragem do ano.

Entre as vítimas mortais, com idades compreendidas entre os 16 e os 36 anos, figuram 25 mulheres. Muitos dos feridos são jovens, na casa dos 20 anos, a maioria também do sexo feminino, indicou a Xinhua, citando fontes médicas.

“É demasiado cruel. Pessoas que estavam à nosa frente já tinham caído para o chão e outras estavam a passar por cima delas”, lamentou uma testemunha no local.

O Presidente chinês, Xi Jinping, pediu uma investigação imediata para apurar as causas do tumulto.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *