Republica Democrática do Congo esta livre do virús do Ébola, diz OMS


A República Democrática do Congo erradicou o vírus do Ébola, anunciou hoje Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra. Nesta sexta-feira, 21 de novembro, “alcançando 42 dias sem novos casos, a RDCongo é considerada livre de transmissão de Ébola”, refere a OMS, em comunicado.

ebo

 

De acordo com a organização, declara-se o fim da epidemia de Ébola quando nenhum novo caso é detectado durante 42 dias, duas vezes o tempo de incubação do vírus (21 dias). A 24 de agosto, o Governo congolês declarou o surto de Ébola no país, em Jeera, na província de Equateur, e o último caso detetado e testado negativo aconteceu há 42 dias, segundo a OMS. As autoridades de Kinshasa anunciaram no domingo o fim da epidemia do Ébola, que provocou 49 mortos no país.

O ministro da Saúde congolês, Félix Kabange Numbi, indicou igualmente que a RDCongo acabou a formação de um primeiro grupo de 180 pessoas especializadas na luta contra esta doença, “pronto para intervir na Guiné-Conacri, na Serra Leoa, na Libéria e no Mali”.

Na RDCongo, “o fim da epidemia (…) não significa que o perigo está totalmente ultrapassado”, porque o Congo “continua, como todos os outros países do mundo, sob a ameaça de casos de importação da doença do vírus do Ébola”, sobretudo a partir do Oeste de África, declarou Kabange, durante uma conferência de imprensa em Kinshasa.

Segundo o último balanço da OMS, morreram 5.420 pessoas vítimas de Ébola em oito países, onde foram identificados 15.145 casos de infeção, desde dezembro de 2013.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *