Professora “se mata” por ficar meses sem receber salário


No inicio deste mês Jucélia Almeida, de 45 anos de idade, que leccionava na rede estadual,em Aracaju, Brasil, foi encontrada morta em seu apartamento no dia 3 do mês corrente. No entanto,  antes de suicidar-se, a professora deixou uma carta onde escreve alguns dos problemas que enfrentou durante o ano.

professora-suicidio

Em entrevista para a imprensa local, a irmã de Jucélia afirma que ela morreu por causa do desdém e da negligência dos responsáveis pelo ensino naquela cidade, revelando ainda que após meses sem receber salário, a professora chegou a desenvolver diversos problemas de saúde.

“Desde o mês de Março minha irmã estava de licença médica, com laudo da perícia; ela estava debilitada e foi cuidar da saúde. Sofria com frequência assédio moral por parte da directora da escola em que trabalhava”, relata Gilzete, irmã de Jucélia, que classifica ainda a directora da instituição de ensino como ‘desumana’.

“Quando a minha irmã tentou receber o salário do mês de Março, o dinheiro estava bloqueado. Ela procurou ajuda em várias entidades, mas ninguém a ouviu. O Estado matou a minha irmã. Quando digo estado, falo das pessoas, foram desumanos com ela; não cumpriram a lei e foram ilegais. A deixaram num calvário em busca do salário; ela já sofria de depressão e estava com baixa auto-estima”, afirmou Gilzete.

Gilzete disse também que a irmã passou por necessidades. “Dei sustentação financeira e emocional a ela e a impedi de se suicidar outras vezes. É muito triste, ela deixou uma filha única, universitária, de 21 anos, que vai precisar de ajuda”, lamentou.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!