Moscovo e Johannesburg entre as melhores cidades do mundo para os jovens


A ‘Big Apple’ bateu Toronto e tornou-se na cidade mais atrativa do mundo para os mais novos. Luanda? Nem está na lista.

Nova Iorque

Londres venceu a nível europeu, mas a melhor cidade do mundo para ser vivida pelos mais jovens é Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, segundo o ‘Youthful Cities Index’. A metrópole norte-americana bateu Toronto, no Canadá – que em 2014 se tinha sagrado a melhor cidade para os mais novos, dos 15 aos 29 – e venceu nas categorias de música, cinema e moda. Londres saltou do sétimo para o segundo posto, por ser considerada a melhor no que à segurança, saúde e viagens diz respeito.

Em terceiro, mais uma cidade europeia: Berlim, na Alemanha, que no ano passado tinha conseguido um honroso segundo lugar.

cidades

Nove cidades norte-americanas e cinco europeias estão nas primeiras 20 da lista, sendo que a Ásia contribui com três centros urbanos. O primeiro a aparecer é Tóquio, no 12.º lugar. Apesar de ser um destino turístico cada vez mais apreciado, Portugal não vem na lista, onde a cidade do México consegue um surpreendente nono lugar, o primeiro da América Latina. Tel Aviv vem em 14.º e África chega no 35.º posto, com Joanesburgo.

“Metade da população mundial tem menos de 30 anos. Desses, metade vivem em cidades. A juventude e as cidades – especialmente as maiores – irão conjuntamente definir o futuro do planeta”, disse ao Telegraph Sonja Miokovic, co-fundadora da YouthfulCities. “É por isso que é essencial para as cidades apelarem aos jovens e que, ativamente, encontrem formas de desbloquer o seu potencial”.

Teerão, no Irão, é a cidade do índex onde é mais barato viver, seguida de Detroit, EUA, enquanto San Francisco e a Cidade do Mexico oferecem as melhores perspetivas de emprego. Toronto vence na diversidade, Madrid na acessibilidade ao digital, Varsóvia na educação e Tóquio nas categorias de gastronomia e vida noturna.

Das 55 cidades na lista, Dar es Salaam, na Tanzânia, é aquela que tem a maior percentagem de população entre os 15 e os 29 anos. Ficou no 55.º lugar da lista


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *