Moçambicano agredido por soldados na África do Sul está desaparecido


Num vídeo que circulou na nas redes sociais, onde um moçambicano, acusado de roubo, é espancado por dois soldados sul-africanos. O Ministério da Defesa diz ter suspendido os militares. Até agora, não se sabe o paradeiro do moçambicano.

policia

As agressões foram documentadas em um vídeo amador, publicado nas redes sociais, onde um cidadão moçambicano acusado de roubo, aparece a ser severamente agredido por dois homens vestidos com uniformes militares sul-africanos.

O vídeo com a duração de dois minutos, sem data de gravação, terá sido filmado na área da fronteira de Ressano Garcia, entre Moçambique e a África do Sul.

O Ministério sul-africano da Defesa garante ter identificado, detido e suspendido os dois militares, mas, que até agora, não se sabe quem é o moçambicano agredido no vídeo ou onde ele está. Os dois militares sul-africanos faziam parte de um grupo destacado para a zona fronteiriça para travar a entrada de imigrantes ilegais na África do Sul.

“Estas imagens vêm, mais uma vez, mostrar ao mundo quão xenófobo é a África do Sul. A polícia, como os soldados, deviam ser agentes de tranquilidade. Mas, para os estrangeiros residentes neste país, não passam de caras de terror”, afirma a estudante Nádia Issufo.

É de lembrar que foi no inicio deste ano que decorreram os ataques xenofóbicos na África Do Sul, e mesmo após tal susto e terror, a realização de dois jogos amistosos entre a África do Sul e Moçambique, ainda existem choques entre os dois países, a diáspora moçambicana no país está chocada com este novo caso de violência contra estrangeiros.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!