Michelle Obama: ” nenhum rapaz, por mais bonito que seja, pode impedi-la de obter sua educação “


Além de ser conhecida como a Primeira Dama dos Estados Unidos da América, Michelle Obama tem sido uma das oradoras mais eloquentes quando se trata em ‘ empoderar ‘ raparigas e mulheres, não apenas nos EUA, mas também em todo o mundo. Na passada terça-feira a Primeira Dama fez se presente em um evento organizado pela revista Glamour no Apollo Theater em Harlem, NY, para debater o fato de que existem 62 milhões de raparigas ao redor do mundo que não são capazes de receber uma educação.

Michelle Obama

” Para mim, isso é pessoal. Quando eu penso nessas 62 milhões de meninas que não estão na escola, eu penso sobre mim mesma. Eu penso sobre minhas filhas “, disse a Primeira Dama no evento que teve lugar na passada terça-feira organizada pela revista Glamour no Apollo Theater em Harlem.

A iniciativa #62MillionGirls faz parte da recente campanha Deixe Meninas Estudar, que fundou-se com o propósito de assegurar que todas as meninas tenham acesso à educação.

“Se queremos acabar com a pobreza global, se quisermos melhorar a situação do nosso país, a educação das meninas é a chave para tudo isso. Porque é!”, disse a Primeira Dama.

Michelle Obama também disse às meninas na plateia para concentrarem-se na escola e esquecer os meninos que não são para meninas inteligentes. “Nenhum rapaz, por mais bonito que seja, pode impedi-la de obter  sua educação “, disse ela. “Se eu tivesse me preocupado com quem gostava de mim e quem pensou que eu era bonita quando eu tinha a vossa idade, hoje eu não estaria casada com o Presidente dos Estados Unidos”. A Primeira Dama também exortou as alunas a ter paciência e esforcar-se nos seus quatro anos de ensino médio e não deixar que pequenas coisas as frustrem.

” Quando tiveres uns 60 e poucos anos de idade, você não quer olhar para trás e lamentar o quanto você não tinha paciência para se esforçar nesses quatro anos da escola”, disse ela. “Você vai ter oportunidades, e você terá de controlar a sua vida a fazer escolhas. E  não terás de ouvir os teus pais, porque você vai ter um trabalho e  pagar as tuas próprias dividas. Você vai querer esta liberdade. Mas a liberdade vem depois “, disse ela. “Agora você precisa de investir. Agora você precisa de aguentar. Agora você precisa ser paciente. Porque se você não fizer isso agora, então você ira viver essa vida apertada para o resto de tua vida “.

Antes do evento, Michelle Obama apareceu uma noite antes no The Late Show com Stephen Colbert, onde discutiu a campanha #62MillionGirls, bem como a forma que ela planeja gastar seu tempo quando deixar a Casa Branca. “Eu quero fazer coisas pequenas, como, você sabe, abrir uma janela”, disse à Colbert. Ela passou a explicar como uma coisa simples como baixar a janela do carro faria com que os agentes do Serviço Secreto ficassem nervosos. Os Obamas têm um pouco mais de um ano para deixarem a Casa Branca, e este definitivamente vai ser um dia triste quando eles saírem. Mas a Primeira Dama diz que tem um compromisso com a educação e planeja continuar seu trabalho.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!