Homem que recebeu o primeiro transplante de pénis bem sucedido do mundo vai ser pai


A noiva do recetor do primeiro pénis transplantado no mundo está grávida, informou recentemente a equipa médica que fez o transplante, em dezembro passado, num hospital da África do Sul.

Sul-africano

O médico do Hospital Tygerberg na Cidade do Cabo, que realizou a operação, Andre van der Merwe, informou, em conferência de imprensa, que o transplante foi um êxito e que a noiva do recetor está grávida de quatro meses.

O homem que recebeu o transplante tem 21 anos e sofreu uma amputação do pénis depois de complicações ocorridas na sequência de uma circuncisão tradicional, prática habitual na África do Sul e em muitos países africanos.

A operação, realizada a 11 dezembro, durou nove horas e, pela primeira vez na histórica da medicina, teve um resultado satisfatório a longo prazo.

“O nosso objetivo era que ele estivesse totalmente funcional ao fim de dois anos e estamos muitosurpreendidos com a sua rápida recuperação”, afirmou der Merwe na altura.

Todos os anos, muitos adolescentes sul-africanos sofrem amputações de pénis em consequência de circuncisões mal feitas em cerimónias de iniciação.

“Existe na África do Sul uma maior necessidade deste tipo de procedimento do que no resto do mundo”, sublinhou Van der Merwe em comunicado.

A África do Sul é, há muito, pioneira nas cirurgias de transplante. Em 1967, Chris Barnard realizou oprimeiro transplante de coração no Hospital Groote Schuur, na Cidade do Cabo.

Lusa / Lusa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!