Holanda quer deportar dois estudantes angolanos


O Governo Holandês quer deportar para Angola dois irmãos estudantes e residentes do mesmo país, porque o pai perdeu o estatuto de refugiado, por ser visto como um potencial criminoso, após ser descoberto que foi  militar durante a guerra civil angolana.

estudantes

Apesar de o pai nunca ter sido condenado por qualquer crime, seus filhos, Márcia, de 18 anos, e Gláucio, de 13 anos, porém, terão de pagar por algo que o pai fez anos atrás.

Márcia que este ano deveria começar a estudar Direito na Universidade Erasmus, e Gláucio, já nascido na Holanda, ambos estão perfeitamente integrados ao sistema Holandês, e os mesmo nem sequer falam português.

Todavia, organizações de defesa dos direitos das crianças e alguns deputados do governo, estão a envidar esforços para impedir que a deportação venha mesmo a realizar-se, mas a retirada do estatuto de refugiado ao pai, fez com que os filhos perdessem à amnistia prevista na legislação holandesa para as crianças que vivem há mais de cinco anos no país.

A família está a aguardar a execução da decisão no centro de deportação de Zeist, para onde foram enviados. A ONG Defence for Children convocou uma manifestação nesta amanhã de segunda feira na porta do Centro de Deportação e esta a circular uma petição na internet.

Fonte: Rede Angola

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!