FBI prende 3 moradores de Nova York que pretendiam juntar-se ao Estado Islâmico


O FBI prendeu nesta quarta-feira três homens que pretendiam voar de Nova York para Istambul para se juntar ao Estado Islâmico na Síria. Um deles pretendia matar o presidente Barack Obama e colocar uma bomba em Coney Island.

fbi

Os suspeitos — identificados como Abdurasul Jaraboev, 24; Akhror Saidakhmetov, 19; e Abror Habibov 30 — enfrentam acusações que incluem fornecimento de apoio material a terroristas, disseram as autoridades. Jaraboev, um uzbeque, e Saidakhmetov, um cazaque, são cidadãos permanentes dos Estados Unidos. Habibov é uzbeque.

Segundo documentos do tribunal, o trio discutia a possibilidade de realizar ataques nos Estados Unidos, e partes de seus planos foram publicadas na internet.

Em uma conversa gravada pelas autoridades, Saidakhmetov afirma que caso não consiga a documentação para viajar à Síria, irá “comprar uma metralhadora ou um AK-47 e atirar em policiais”, afirma o documento de acusação.

Saidakhmetov também afirmou a um informante que o porte de armas era legal nos Estados

“Saímos e compramos uma arma, e então baleamos um policial. Depois roubamos sua arma, sua munição seu colete a prova de balas e fazemos o mesmo com outros policiais. Depois vamos ao FBI e matamos agentes federais”.

Um dos homens foi preso na Flórida. Os outros dois foram capturados em Nova York.

De acordo com a queixa criminal revelada num tribunal dfederal no Brooklyn, as autoridades começaram a suspeitar de pelo menos dois integrantes do trio em agosto, e acreditam que mais homens possam estar envolvidos.

Segundo Jaraboev, o plano do trio era viajar nesta quarta-feira, e sequestrar um avião, para dá-lo ao Estado Islâmico . Além disso, o acusado também revelou, em conversas na internet, seu plano de matar o presidente: “É possível se tornar um mártir dedicado nos Estados Unidos? Caso matemos Obama e sejamos mortos, isso seria suficiente?”

Todos os três detidos vivem no Brooklyn. Juraboev atraiu a atenção dos agentes federais ao postar mensagens em um site de língua uzbeque revelando seu desejo de se juntar ao Estado Islâmico e sua disposição para matar Barack Obama caso recebesse a missão. Uma coalizão liderada pelos Estados Unidos tem combatido o Estado Islâmico, que controla grandes proções do território da Síria e do Iraque.

Agentes interrogaram Juraboev em sua casa em agosto do ano passado, quando ele repetiu seu apoio ao Estado islâmico, afirmou que pretendia viajar à Síria por conta própria e confirmou que estaria disposto a ferir Obama, de acordo com os documentos da acusação.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *