Estas são as mulheres mais poderosas do mundo


A revista americana Forbes divulgou nesta quarta-feira (26/05) a lista de 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo. Há algumas novidades, mas a líder é a mesma pelo quinto ano consecutivo. A chanceler alemã Angela Merkel, 60 anos, é, pelo quinto ano consecutivo, a mulher mais poderosa do mundo, segundo a “Forbes”.

mais poderosas

Na lista de 2015, a chanceler alemã Angela Merkel manteve-se no topo, apresentada como a mulher mais poderosa do mundo. “Ela tem de lidar com muitos desafios atuais: os imigrantes vindo do Mediterrâneo, as sanções da Rússia, escandâlos de espionagem e a instabilidade da Zona do Euro.”

Mas quem ganhou destaque mesmo da revista foi Hillary Clinton, candidata à presidência dos Estados Unidos, que ocupava a sexta posição no ano passado. Ela está em segundo lugar na lista de 2015. O top três é completado por Melinda Gates, 50 anos, mulher de Bill Gates (fundador da Microsoft) e copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates.

A quarta posição pertence a Janet Yellen, presidente da Reserva Federal norte-americana, que no ano passado ficara em segundo lugar.

Mary Barra, 53 anos, presidente da General Motors, está no quinto lugar do ranking, dois acima do sétimo de 2014.

Christine Lagarde, diretora-geral do FMI, está na sexta posição – é a única francesa da lista -, seguida da presidente brasileiraDilma Rousseff, na sétima. Em oitavo está Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook, seguida de Susan Wojcicki, presidente executiva do YouTube. Finalmente, em décimo está a primeira-dama norte-americana Michelle Obama, que em 2014 foi oitava.

Da lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo, a mais nova surge na 64.ª posição: a cantora Taylor Swift, de 25 anos.

Portugal não está representado no ranking. De Espanha está lá Ana Patricia Botín, presidente do Santander, na 18.ª posição.

O ranking deste ano traz 19 novas mulheres ao top 100. A revista destaca a chegada de Ana Patricia Botin, “a mulher mais poderosa do mundo financeiro hoje”, que tornou-se presidente mundial do Banco Santander após o falecimento de seu pai, no ano passado. A cantora Taylor Swift também aparece pela primeira vez, alcançando a 64ª posição. Entre as mulheres que deixaram o ranking, está Graça Foster, ex-presidente da Petrobras. Há um ano, Graça era considerada a 16ª mulher mais poderosa do mundo.

Entre as executivas, destacam-se na lista Sheryl Sandberg, COO do Facebook (8ª); a presidente sul-coreana Park Geun-hye (11ª), Oprah Winfrey (12º) e Loretta Lynch (34ª), secretária de Justiça dos EUA. Marissa Meyer, CEO do Yahoo, caiu três posições e aparece em 22º lugar na lista deste ano. A rainha Elizabeth ocupa a 41ª posição.

A “Forbes” faz este ranking tendo como critérios o dinheiro, o mediatismo, o impacto e a esfera de influência das mulheres em causa.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!