Dois mortos e quase 300 desaparecidos em naufrágio na Coreia do Sul


Pelo menos duas pessoas morreram e 293 estão desaparecidas após o naufrágio de uma balsa na costa meridional da Coreia do Sul 459 pessoas a bordo, em sua maioria estudantes do ensino secundário que estavam de férias.

Naufragio

Mais de 300 pessoas estão desaparecidas após o naufrágio de um barco que afundou na costa sudeste da Coreia do Sul, deixando pelo menos quatro mortos. Navios da guarda costeira do país e cerca de 20 helicópteros participam do socorro e até agora 164 pessoas foram resgatadas. A embarcação adernou e afundou após raspar o casco no fundo do mar. O barco havia partido do porto de Incheon.

A balsa levava 477 pesssoas, sendo 448 passageiros e 29 tripulantes. Entre eles estavam 325 estudantes e 14 professores que faziam uma excursão à ilha de Jeju. Até agora, o governo sul-coreano confirmou a morte de quatro pessoas, um homem e três mulheres.

As operações de socorro envolvem 18 helicópteros e 34 navios, mercantes, militares e da guarda costeira. O acidente ocorreu a cerca de 20 km da ilha de Byungpoong.

A balsa enviou um sinal de socorro às 9h (horário local) após, segundo testemunhas, bater com a fundo do casco no solo marinho. Autoridades temem que centenas de pessoas tenham ficadas presas na balsa, que virou e afundou perto da ilha de Byungpoong em apenas duas horas após o envio do primeiro sinal de socorro.

“Houve um grande choque e a balsa parou. O barco adernou e precisamos segurar em alguma coisa para não cair “disse um passageiro por celular ao canal de televisão YTN.

Imagens aéreas exibidas na televisão mostraram os passageiros com coletes salva-vidas em botes infláveis. Alguns escorregavam pelo casco da embarcação, totalmente inclinada, enquanto outros eram resgatados por pequenos barcos de pescadores.

A balsa seguia para a ilha de Jeju, um complexo turístico muito popular. Entre os passageiros estavam mais de 300 estudantes de uma escola secundária de Ansan, uma cidade ao sul da capital Seul, que estavam de férias. Os pais dos alunos se reuniram na escola de Ansan à espera de notícias e tentavam obter notícias dos filhos.

Várias pessoas foram resgatadas por barcos de pesca e navios mercantes que estavam na região antes da chegada da guarda costeira. Também participaram no resgate mergulhadores e forças especiais da marinha.

“Há muito barro na água e a visibilidade é muito escassa “disse o vice-ministro.

Causas desconhecidas

A balsa, uma embarcação de 6.825 toneladas, zarpou do porto de Incheon na terça-feira à noite, mas começou a registrar problemas depois de percorrer 13 milhas (20 km), diante da ilha de Byungpoong. As causas do acidente são desconhecidas, mas alguns sobreviventes afirmaram que a balsa parou de repente, como se tivesse encalhado, apesar das condições meteorológicas favoráveis.

O barco inclinou mais de 45 de graus e em seguida virou quase por completo. Apenas uma pequena parte ficou de fora da água. A temperatura da água era de 12 graus centígrados.

O tráfego marítimo entre a Coreia do Sul e suas múltiplas ilhas é muito intenso e os acidentes são raros, mas em outubro de 1993 quase 300 pessoas morreram no naufrágio de uma balsa.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *