Britânicos já não querem ser europeus. E agora?


Depois de meses a fio em campanha a favor da saída e permanência, o ‘sim’ pela independência britânica venceu. Falta agora saber qual será o futuro de um país que ajudou a edificar e fortificar o espaço europeu e agora se tornou no primeiro país a preferir seguir o seu próprio caminho.

Britânicos

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair a União Europeia, depois de o Brexit ter conquistado 51,9% dos votos no referendo desta quinta-feira, segundo os resultados finais.

Os defensores da saída do Reino Unido do bloco europeu tiveram 17,41 milhões de votos, indicam os dados divulgados no portal da BBC após ter terminado o apuramento em todos os 382 círculos eleitorais.

Já os apoiantes da permanência do Reino Unido na União Europeia obtiveram 16,14 milhões de votos,  correspondente a 48,1%.

A taxa de participação no referendo foi de 72,2%, dos 46,5 milhões de eleitores inscritos.

De acordo com dados publicados no portal do jornal The Telegraph, o próprio Reino Unido dividiu-se. O Brexit venceu em Inglaterra (53,2%) e no País do Gales (51,7%), enquanto na Escócia (62%) e na Irlanda do Norte (55,7%) a maioria votou a favor da permanência.

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, já afirmou que a Escócia vê o seu futuro como “parte da União Europeia”. “A Escócia vê o seu futuro como parte da UE. A Escócia votou de forma clara e decisiva para permanecer como parte da União Europeia, 62 contra 38 por cento”, afirmou a primeira-ministra, em declarações à BBC.

Sturgeon já tinha indicado que, caso o Brexit ganhasse, tal poderia precipitar um novo referendo sobre a independência da Escócia.

AR/NM


Gostou? Partilhe com os teus amigos!