27 pessoas morreram em mais dois ataques do grupo radical islâmico Boko Haram


Pelo menos 27 pessoas morreram nesta terça-feira (24) em dois atentados a estações de ônibus no Nordeste da Nigéria, perpetrados pelo grupo radical islâmico Boko Haram, a cinco semanas das eleições gerais, em 28 de março.

 boko

Apesar de o governo nigeriano ter afirmado recentemente que retomou, militarmente, o controle de várias localidades simbólicas do Nordeste do país – o que o Boko Haram contesta – os dois atentados desta terça-feira demonstram, mais uma vez, a extrema capacidade ataque do grupo islâmico, que o presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, admitiu ter subestimado.

Em Kano, os “atentados suicidas” foram perpetrados às 15h40, por dois homens que saíram de um ónibus, segundo o porta-voz da polícia da cidade, Musa Magaji Majia. “Dez pessoas morreram e várias ficaram feridas na explosão”, declarou.

Um pouco antes, um comerciante da estação descrevia um cenário dantesco: “Um ónibus ficou salpicado de sangue e restos humanos”. A área foi bloqueada e a brigada de minas e armadilhas assegurou-se de que não havia mais bombas no local.

Cerca de quatro horas antes, em Potiskum, a capital econômica do estado de Yobe, houve atentado contra um ônibus na estação de Tashar Dan-Borno, na periferia da cidade. Potiskum, situada a cerca de 280 quilômetros a Leste de Kano, já tinha sido alvo de atentado suicida no domingo (22), cometido por uma menina de 7 anos.

Desde 2009, a guerra entre governo nigeriano e Boko Haram deixaram mais de 13 mil mortos e 1,5 milhão de deslocados.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *