Especialistas alertam que pais que postam muito sobre filhos violam sua privacidade


As próprias crianças já pedem que eles não publiquem nas redes sociais tudo sobre seu cotidiano. 

overshariting

“Qual é a graça de ir na casa da avó no domingo e não ter nada novo para contar? Todo mundo já sabe que eu fui ao cinema, e até o que fiz na escola porque você já postou tudo no Facebook, mãe!” Foi a partir desse puxão de orelha do filho Lucas, de 7 anos, que Anamaria Mendes passou a repensar o modo como compartilha informações na internet. De uma gracinha dita em casa às dúvidas da maternidade, ela postava tudo no blog “Universo Materno” e nas redes sociais.

Anamaria não está sozinha. Mais da metade das mães e um terço dos pais entrevistados na pesquisa “Parents on social media: Likes and dislikes of sharenting“ (“Pais nas redes sociais: prós e contras do compartilhamento paterno”, em tradução livre), da Universidade de Michigan, argumentam nas redes sociais sobre a educação dos filhos. Muitos são pais de primeira viagem, frutos da geração Y (que nasceu junto com a internet) e usam esses canais para saberem que não estão sozinhos na empreitada de educar uma criança.

Mas existe, contudo, um risco no modo como alguns pais estão à compartilhar essas experiências. É o chamado oversharenting (a exposição parental exagerada), alerta a pediatra Sarah J. Clark, pesquisadora associada da Universidade de Michigan.

“ Se você compartilha uma foto ou vídeo do seu filho pequeno fazendo algo ridículo, por achar engraçadinho, quando a criança tiver seus 11, 12 anos, pode se sentir constrangida. A autoconsciência vem com a idade. O que determina o cyberbullying é o modo de usar o material compartilhado”

Fonte: OGlobo


Gostou? Partilhe com os teus amigos!