Sonangol e RDCongo chegam a acordo para exploração conjunta de petróleo


A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) anunciou esta quinta-feira ter estabelecido um acordo comercial preliminar com a congénere da República Democrática do Congo (RDCongo) para a exploração conjunta da produção de petróleo na Zona de Interesse Comum.

sonangol plataforma1

De acordo com uma informação da concessionária petrolífera angolana enviada à Lusa, o acordo com a Cohydro SA (Congolaise des Hydrocarbures) foi rubricado por administradores das duas empresas na terça-feira e “define os termos da actividade de exploração e os princípios gerais que irão reger o futuro contrato de partilha de produção”.

Os dois países têm interesses, nomeadamente, na produção ‘offshore’ entre o norte de Angola e o enclave angolano de Cabinda, sendo que esta província concentra actualmente grande parte da produção de petróleo do nosso país. Angola é o segundo maior produtor de petróleo da África subsaariana, prevendo atingir em 2015 a marca de 1,8 milhões de barris de crude por dia.

A Sonangol acrescenta que este entendimento com a Cohydro constitui uma “evolução significativa” dos contactos que vinham sendo efectuados bilateralmente, no âmbito do Protocolo de Cooperação assinado por Angola e pela RDCongo a 30 de junho de 2007, referente à exploração conjunta de hidrocarbonetos na Zona de Interesse Comum, uma área situada no corredor entre os dois países.

O acordo preliminar agora rubricado surge depois da visita que o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, realizou a Kinshasa a 19 de Janeiro.

(LUSA)


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *