Lunda Norte: exploracão de diamantes deixa pelo menos 1 morto e 4 feridos


Um funcionário da empresa de segurança privada ALFA 5 é suspeito de ter morto a tiro um trabalhador e ferido outros quatro na região diamantífera de Xá Muteba na Lunda Norte no passado dia 7 do mês corrente.

diamante

Segundo o Portal de noticias DW, o incidente ocorreu quando os trabalhadores da empresa de exploração diamantífera Cooperação Muteba Lda, exigiram que seus salários fossem pagos, pois já estavam em atraso. Um dos membros da segurança da empresa é suspeito de ter dado disparos que resultou na morte de um jovem de 18 anos, Paulino Manuel Adolfo,  e outros quatro ficaram feridos.

José Mateus Zecamutchima, líder do Movimento do Protetorado Lunda Tchokwe,  disse que os mineiros foram apontados com arma, quando solicitavam o pagamento dos salários em atraso, “na passagem do próprio rio Cuango, existe uma pequena empresa chamada Cooperação Muteba que faz garimpo artesanal legal. Esta empresa contrata garimpeiros, nós não chamamos garimpeiros porque são cidadãos com falta de emprego. Esta semana a empresa do Sr. Muteba não estava a pagar então os funcionários sentiram-se no direito de reivindicar esse dinheiro.”

“Na região das Lundas, os assassinatos organizados pelas empresas de segurança mineira até hoje continuam impunes. O mesmo general do exército é o mesmo general dono da empresa de segurança, e é o mesmo general dono da mina de diamantes. O agente de segurança da ALFA5 não fez mais nada senão disparar diretamente contra as pessoas sendo uma delas o senhor Paulino Manuel Adolfo que morreu. Ele tinha 18 anos de idade. Os disparos também atingiram os senhores José Pascoal Tximuanga, Zeca Daniel, Manuel Sakalalika e Pedro Kiluange”, declarou ainda Zecamutchima.

 

Fonte: DW


Gostou? Partilhe com os teus amigos!